sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Reflexão Salesiana para o XIX Domingo do Tempo Comum - 07 de agosto de 2011


No Evangelho de hoje, Jesus nos desafia a assumir o risco de segui-lo e aprofundar cada vez mais a nossa fé enquanto a tempestade da vida joga-nos de um lado para o outro. São Francisco de Sales diz algo semelhante:

Quando cheios de temor, enfrentamos tempestades e terremotos, realizamos atos de fé e de esperança. Ainda assim, existe outro tipo de medo que nos faz ver tudo difícil e complicado. Nós gastamos mais tempo pensando nas dificuldades do futuro do que nas coisas que devemos fazer no presente. Levantem-se e não se assustem com o trabalho do dia. A noite é para descansar e o dia para trabalhar, isso é natural.

Existem três coisas muito simples que podemos fazer para ter paz. Devemos ter uma intenção muito pura de procurar em todas as coisas a honra e a glória de Deus. Em seguida, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, por menor que seja para conseguir este fim. Finalmente, devemos deixar tudo nas mãos de Deus. Na minha vida vi muito poucas pessoas que conseguiram progredir sem serem provadas, portanto, vocês devem ser pacientes. Depois da tempestade, Deus envia a calma. As crianças sentem medo quando estão longe dos braços de sua mãe. Mas sentem que nada poderá prejudicá-las se estão em suas mãos. Peguem na mão de Deus e Ele os protegerá de tudo, já que estarão protegidos com a verdade e a fé.

Se lhes falta coragem, façam como Pedro e gritem "Salve-me Senhor!" Depois tranquilamente continuem sua viagem. Muitas vezes acreditamos que perdemos a paz, porque nos sentimos afligidos. Porém, devemos recordar que não perderemos a paz enquanto continuarmos a depender inteiramente da vontade de Deus, e desde que nós não abandonemos as nossas responsabilidades. Devemos ter coragem para cumprir nossas tarefas. Se o fizermos, perceberemos que com a ajuda de Deus iremos além dos confins do mundo, muito além dos seus limites. Confiem em Deus e tudo se tornará fácil, apesar de no início isso poder assustá-los um pouco.

As Escrituras se referem a nosso Senhor como o Príncipe da paz. Quando Ele é o senhor absoluto, Ele irá manter tudo em paz. Mantermo-nos em calma no meio dos conflitos, assumir com serenidade as provas que aparecem na vida: tudo isso é sinal de que verdadeiramente estamos imitando o "Príncipe da Paz".

Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales, particularmente Sermões, edições L. Fiorelli)

Destaque: “Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”

Perspectiva Salesiana

Embora percebamos ou não, todos nós temos expectativas. Esperamos coisas de nossas famílias, esperamos coisas de nossos cônjuges, nossos filhos esperam coisas, esperamos coisas de nossos pais, esperamos coisas de nossos amigos, esperamos coisas de nossos sacerdotes, esperamos coisas de nossos médicos, esperamos coisas dos nossos dentistas, esperamos coisas de nossos líderes.

Inclusive, esperamos certas coisas de Deus, especialmente quando perguntamos onde podemos encontrá-lo.

Há certas expectativas que são razoáveis. Esperamos encontrar Deus em uma igreja, num nascer do sol, num pôr do sol; esperamos encontrar Deus no milagre do nascimento, nos sorrisos das crianças, no dom da amizade.

O problema é que Deus está em muito mais lugares do que podemos imaginar.

Elias esperava encontrar Deus em lugares que são mais óbvios, como por exemplo, num vento forte, ou num terremoto. Mas o que aconteceu foi que Deus escolheu comunicar-se com ele através de um sussurro. O último lugar que os discípulos esperavam encontrar Deus nas primeiras horas da madrugada era andando em um lago no meio de uma tempestade: mas lá estava ele.

Esperamos encontrar Deus nos lugares óbvios, mas temos de aprender a buscar e encontrar Deus em lugares onde menos pensaríamos vê-lo. De fato, as Escrituras estão cheias de histórias e mais histórias sobre como Deus decidiu entrar na vida dos homens, das mulheres e das crianças de maneira que nenhum deles esperava.

Embora o nosso Deus seja um Deus do qual podemos depender, nosso Deus também é um Deus que está cheio de surpresas. Nosso Deus muitas vezes age de maneira que excede, e às vezes rompe – com todas as nossas expectativas. Lembrem-se das perguntas e das críticas que certas pessoas fizeram contra Jesus, coisas como: "Será que algo de bom pode vir de Nazaré?"

Onde devemos esperar encontrar Deus? "Deus está em tudo e em todos os lugares", escreveu São Francisco de Sales. "Não há nada, nenhum lugar neste mundo onde Deus não está realmente presente. De maneira que, como os pássaros, para qualquer região que voem, estão sempre envoltos no ar, assim também nós, a toda a parte a que nos dirigimos ou em que estamos sempre encontramos a Deus presente em nós mesmos e em todas as coisas. Esta verdade é conhecida por todos, mas bem poucos lhe consagram a devida atenção "(Introdução à Vida Devota , Parte II, Capítulo 2)

Assim como Deus, as oportunidades para fazer o que é certo, para fazer a paz, para ser honestos, para compartilhar o amor, para levar cura, cuidado e preocupação com os outros estão em toda parte. Até que ponto estamos envolvidos no que podemos esperar de Deus, naquilo que podemos reconhecer do que ele espera de nós?

Texto: Padre Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro Espiritual de Sales.
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário