quarta-feira, 22 de junho de 2011

Reflexão Salesiana para o domingo do Corpo e Sangue de Cristo - 26 de junho de 2011



Esta imagem é da Igreja S. Dalmazzo, em Turim. Nela vemos vários santos adorando o Santíssimo Sacramento, e bem na frente, São Francisco de Sales. (Foto minha de 2004)

Hoje celebramos a presença real de Cristo na Eucaristia. Aqui estão alguns dos pensamentos de São Francisco de Sales em relação a este sacramento.

Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia para permanecermos intimamente ligados à bondade de Deus. Nosso Salvador deseja que o laço que nos mantém ligados a Ele seja tão forte e poderoso, que assim sejamos honrados com suas próprias características. Quando recebemos a Eucaristia, nosso Senhor nos coloca em seus braços e realiza Sua obra em nós. Aqueles que participam da Eucaristia com frequência e reverentemente desenvolvem sua saúde espiritual. Se até mesmo as frutas mais delicadas e propensas à decomposição precoce, tais como os morangos, podem ser facilmente preservadas por um ano entre o açúcar e o mel, não deveria surpreender-nos que nossos corações, sem se importar quão frágeis e fracos são, sejam preservados pela presença espiritual e real da presença de Cristo na Eucaristia.

Depois de receber Nosso Senhor na Sagrada Comunhão, fale com Ele sobre as coisas que mais preocupam. Reflitam sobre o fato de que Ele está em você, e que está ali para proporcionar felicidade. Esmerem-se para que Ele se sinta bem-vindo. Comportem-se de uma forma que, através de suas ações, todos saibam que Deus está com vocês.

Venham receber a comunhão frequentemente. Existem dois tipos de pessoas que precisam comungar com frequência: aqueles que são fracos e aqueles que são fortes. Aqueles que são fortes, para não enfraquecer, e aqueles que são fracos para serem reforçados. Os doentes, para que possam ser curados, e aqueles que são saudáveis, para que não venham sofrer enfermidades. As pessoas que estão envolvidas em muitos assuntos mundanos também precisam dele. Aqueles que trabalham muito e que têm sobre si muitas obrigações devem ser estimulados a nutrirem-se com frequência.

Através da Eucaristia, nosso Salvador nos ajuda a progredir, nos fortalece e nos alimenta com o Seu amor entregue. Como Cristo se entregou completamente a nós por meio deste divino sacramento, não deveríamos também dar-nos completamente a Ele, que é, ao mesmo tempo, o Dom e Quem se dá a nós?

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque: "Fazei isto em minha memória."

Perspectiva Salesiana

A Eucaristia - uma palavra que significa literalmente dar graças - é a celebração central da comunidade cristã. Fala da dimensão de quem é Deus em nossas vidas. Fala da dimensão de quem somos e do que somos chamados a ser na vida dos outros.

A Eucaristia é o coração da nossa fé.

A Eucaristia celebra a verdade de que Deus nos ama tanto que enviou Jesus para ser nosso Redentor. A Eucaristia celebra a verdade de que Deus nos ama tanto que permitiu que o corpo de Jesus fosse maltratado e que o sangue de Jesus fosse derramado por nós. A Eucaristia celebra a verdade de que Deus nos ama tanto que o Espírito ressuscitou Jesus dentre os mortos para que pudéssemos compartilhar o poder e a promessa da vida eterna.

A Oração Eucarística III da missa das crianças diz o seguinte: Jesus "nos trouxe a boa nova da vida que nos espera no céu. Ele nos mostrou o caminho para esta vida aqui na terra, o caminho do amor... Ele agora nos reúne numa mesa e nos pede para fazer o que Ele fez."  A Oração Eucarística II para a Reconciliação nos diz que Jesus "nos confiou esta promessa do seu amor."

A Eucaristia celebra a verdade de que somos chamados a fazer mais do que simplesmente receber o corpo e o sangue de Cristo. A Eucaristia celebra a verdade que cada um de nós deve ser o corpo e o sangue de Cristo para os outros. A Eucaristia celebra a verdade que somos chamados para nos doarmos e para sermos generosos com os outros, para que vivamos nossas vidas lutando pela justiça, paz, reconciliação, cura, vida, liberdade e amor.

Somos chamados a proclamar a morte do Senhor em nossa vontade para ser pão e vinho aos demais. Somos chamados a proclamar a morte do Senhor, o poder do Senhor em nossa vontade de dar a nossa vida, nossos talentos e os nossos esforços no serviço e na continuação da redenção, da obra de salvação que Jesus começou.

Nós mostramos nossa dignidade Eucarística e nosso destino Eucarístico quando acolhemos o mandato de Jesus para que “façamos isto em sua Memória.” Não apenas para celebrar a Eucaristia no primeiro dia da semana, mas sendo Eucaristia para os outros todos os dias semana, nutrindo e perdoando-nos uns aos outros.

A Eucaristia não é simplesmente algo que recebemos. A Eucaristia é algo naquilo que devemos nos converter. A Eucaristia é algo que deve ser partilhado com os outros. A Eucaristia, em suma, é um estilo de vida.

Em todos os níveis.

Sejamos Eucaristia uns para os outros. Alimentar, nutrir e perdoar... em sua memória... em comunhão com os outros.

O P. Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário