sexta-feira, 17 de junho de 2011

Reflexão Salesiana para o domingo da Santíssima Trindade – 19 de junho de 2011


Hoje celebramos a Santíssima Trindade, as três pessoas que formam o Deus Único. Neste sentido, São Francisco de Sales nos diz o seguinte:

O amor entre as Três Pessoas da Trindade transborda sobre a criação, especialmente sobre a família humana. A humanidade foi unida à pessoa de Deus através do Filho, para que pudesse apreciar os tesouros da Sua glória infinita. Somente em Cristo e através Dele, ganhamos a possibilidade de participar na união do amor puro, que é a Trindade.

Nosso Salvador não nos chama somente para estabelecer entre nós uma ligação idêntica à que existe entre as três Pessoas, mas para que nos unamos tão pura e perfeitamente possível. Ao responder ao Seu chamado, nosso Redentor nos transforma completamente à Sua imagem e semelhança, de modo que parece que não existe diferença entre Ele e nós. Ele nos redime a todos igualmente. Sem exceção alguma, faz-nos como Ele mesmo. Com a força do Seu amor santo, Ele esqueceu-se de Si mesmo, mas nunca se esqueceu de suas criaturas. Que grande foi a chama do amor que ardia no coração do nosso gentil Salvador! Nós também possuímos a mesma capacidade de amor no coração.

Jesus fala sobre a união de nossos corações em termos ousados. Diz-nos que a qualidade do nosso amor pelos outros deve ser semelhante à qualidade de amor entre três pessoas. Isto pode soar bom demais para que seja verdade. Ainda assim, é impossível amar a Deus e não amar a imagem de Deus nos outros. Nosso Salvador nos ama tanto que nos tornamos Seus filhos adotivos. Precisamos mostrar que realmente somos Seus filhos, amando-nos unas aos outros, realmente, com toda a bondade dos nossos corações.

Os filhos da cultura de hoje, vivendo exclusivamente em função de seus bens materiais, estão longe um do outro, porque seus corações estão em lugares diferentes. Os filhos de Deus, ao contrário, têm seus corações "no lugar onde se encontra o seu tesouro." Como eles têm um tesouro único, que é o mesmo Deus, permanecem sempre juntos. Se o amor entre nós chegasse a refletir o amor transbordante da Santíssima Trindade, imagine quanta paz e quantas liberdades conseguiriam!

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales, em especial os sermões de São Francisco de Sales, L. Fiorelli, as edições)

Destaque: "Trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco."

Perspectiva Salesiana

São Francisco de Sales disse o seguinte sobre um dos mais profundos mistérios da nossa fé: a natureza trina de Deus.

"Desde a eternidade existe em Deus uma comunicação essencial através da qual o Pai, ao produzir o Filho, lhe comunica a totalidade de sua infinidade e a natureza indivisível de sua divindade. Juntos o Pai e o Filho, ao produzirem o Espírito Santo lhe comunicam da mesma forma sua própria divindade. Assim também esta doçura soberana foi comunicada tão perfeitamente a uma criatura, que a natureza criada e a divindade retiveram, cada uma, suas propriedades, ao mesmo tempo que se mantinham unidas em sua sabedoria de tal modo, que eles todos são uma pessoa... ou seja, a suprema sabedoria de Deus decidiu entrelaçar este amor original com a vontade de suas criaturas em uma maneira tão sábia que o amor não limita, mas a deixa em total liberdade."(Tratado do Amor de Deus , livro 2, capítulo 4)
O que podemos considerar ou explicar em relação ao profundo mistério da Trindade de uma maneira que faça diferença em nossas vidas e nas vidas de todos aqueles que conhecemos? Por razões de simplicidade, vamos olhar para cada uma das pessoas da Trindade, de maneira geral, com ênfase nas atividades que nós, em nossa tentativa de compreender o mistério da natureza divina, associamos com o Pai, com o Filho e com o Espírito, enquanto recorremos à história da nossa salvação: na Trindade experimentamos um Pai que nos criou por amor; na Trindade experimentamos um Filho que nos redimiu e que nos reconciliou através do amor; na Trindade experimentamos um Espírito que nos inspira e que nos sustenta com o amor.

Nós somos como a Trindade quando estabelecemos e mantemos em nós aquelas coisas que refletem a natureza trinitária que Deus nos deu: quando criamos, quando nutrimos, quando alimentamos relações que nos redimem, que nos reconciliam, que nos animam a viver a liberdade própria dos filhos e filhas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Como disse São Paulo, somos fiéis à nossa dignidade e ao nosso destino divino quando "damos apoio uns aos outros... vivemos em harmonia e paz..."

Nós somos como a Trindade quando perdoamos, quando estamos dispostos a deixar para trás as dores, as decepções, calúnias e falsidades. Nós somos mais como o Deus Trino quando inspiramos, animamos, desafiamos e nos apoiamos uns aos outros a fazer o mesmo conosco.

De que forma poderemos atuar melhor em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo hoje? Como podemos animar os (literalmente "entregar o coração" a) outros?

O P. Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário