quinta-feira, 12 de maio de 2011

Reflexões Salesianas para o IV Domingo da Páscoa - 15 de maio de 2011


Hoje o Evangelho nos apresenta Jesus como o Bom Pastor. Ele nos convida a ouvir a Sua voz, para que "tenhamos vida e a tenhamos em abundância". São Francisco de Sales fez o seguinte comentário:
Nosso Bom Pastor nos reúne ao seu redor para nos manter sob a sua proteção. Cheio de bondade alimenta-nos com Seu amor. A mão de Deus é muito amorosa na gestão do nosso coração e o fortalece sem nos privar da liberdade. Aqueles que ouvem a Sua voz nunca carecerão de inspiração sagrada para levar uma vida cheia de abundância, e assim assumir as suas responsabilidades de maneira sagrada.
Para ouvir bem, devemos primeiro aprender a ouvir. Para ouvir a palavra de Deus, devemos primeiro abrir os nossos corações. Para poder ouvir a palavra de Deus, devemos aprendê-la bem e realizar o que ela nos ensinou. Quando o maná caiu do céu, os judeus acordavam antes do amanhecer de cada dia para buscá-lo. O comiam para que lhes servisse de alimento e assim pudessem recuperar suas forças. Esta é a maneira como devemos digerir a palavra de Deus, a fim de torná-la parte do nosso ser.
Portanto, alimente-se cada dia com leituras espirituais que reafirmem a palavra de Deus em vocês, para orientá-los no caminho do bem-estar eterno. Que a palavra de Deus, que ouviram continue a falar durante o dia. Coloquem isso em prática, e deixem o resto nas mãos do nosso Salvador, que irá sustentar nossas verdadeiras necessidades. Se quisermos ter a vida eterna em abundância, é preciso primeiro ouvir a voz do nosso Pastor que nos guia, sempre que deixarmos fazê-lo.
Dado que desencaminhamo-nos facilmente, Nosso Salvador quer nos ensinar como alcançar uma vida de abundância, deixando-nos guiar pelo amor a sua voz, em vez do amor ás vozes dos estranhos que nos desviam do caminho. O amor é verdadeiro quando vivemos na luz do amor de nosso Salvador, e não na luz dos amores egoístas, que a cultura tanto enfatiza. Que felizes seremos se permanecermos na presença do pastor, ouvindo e vivendo fielmente Sua voz!
(Adaptado do Sermão de São Francisco de Sales, Fiore L., Ed)
Destaque: “Se suportais com paciência aquilo que sofreis por ter feito o bem, isso vos torna agradáveis diante de Deus.”
Perspectiva Salesiana
Nós ouvimos os ecos da Primeira Carta de Paulo em uma das exortações de S. Joana de Chantal aos membros da sua comunidade, as Irmãs da Visitação. Ela argumentou: "Olhemos nosso Salvador, seu sofrimento excessivo e seu amor excessivo. Mantenhamos nossos corações atentos a estas coisas, para que o nosso Divino Salvador nos possa comunicar e dar a força para suportar as coisas que de sua adorada mão nos chegam". (Palestras, página 255)
Como chegar a comparar nosso sofrimento com o sofrimento que Jesus viveu?  Se falarmos do sofrimento experimentado em seu último dia, não existe comparação. Mas se considerarmos o grande esforço que fazemos para sofrer ao suportar os outros, então vamos perceber que realmente temos muito em comum com o sofrimento de Jesus, muito mais do que vocês podem imaginar.
Analisem a palavra sofrimento em si mesma. Ela não implica somente “aguentar” algo difícil, doloroso, ou mesmo prejudicial. A palavra sofrimento vem do latim, sufferre, que significa "carregar, aguentar, dar a luz... ou, vida a."
Feitos à imagem e semelhança de Deus, redimidos pelo amor de Cristo e inspirados pelo Espírito, todos nós temos uma responsabilidade para carregar: viver a nossa vida pelos irmãos. Todos somos chamados a arcar com a responsabilidade de amar-nos uns aos outros, ajudar-nos  uns aos outros, a desafiar-nos  uns aos outros, a curar-nos uns aos outros, a incentivar-nos  uns aos outros. Filhos de Deus, irmãos e irmãs em Cristo, todos estamos carregados com os inconvenientes que vêm com uma vida de serviço abnegado.
Para resumir, nós somos chamados a viver da mesma maneira que Jesus viveu... ... e carregar, suportar tudo o que nos chegue como resultado do estilo de vida que escolhemos. "Foi para isto que fostes chamados, porque Cristo sofreu para vós e deu o exemplo para que vocês possam seguir os seus passos."
Santa Joana reconheceu claramente o sofrimento, a inconveniência, os esforços que temos que fazer quando nós escolhemos viver para os outros: "Temos que ter um coração grande para os nossos vizinhos que, em termos de amor, afeto e apoio significa estar dispostos a servir, confortar, suportar e apoiar no que for possível, mas com alegria e cordialidade. Um coração grande é um coração que está pronto para enfrentar todos os tipos de problemas, um coração aberto que ama todas antes de tudo a vontade de Deus". (Palestras, página 174)
Esta é a vontade de Deus para nós: não devemos passar por um sofrimento que leva à vida, mas um sofrimento que nos leva, como diz Santa Joana, "a uma nova vida na graça de Deus e o amor de Deus neste mundo e, depois, para sempre na glória...", o sofrimento causado por ter que aguentar, suportar os outros com amor (Conferências , página 117-118). Ou, como Paulo escreveu em sua carta aos Efésios (4, 2) viver uma vida que dignifique o nosso chamado, ser completamente humildes e gentis, carregando os outros... com amor.
O P.Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário