sexta-feira, 27 de maio de 2011

Reflexão salesiana para o final de semana - Sexto Domingo da Páscoa - 29 de maio de 2011



Destaque: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro defensor, para que permaneça sempre convosco.”

Perspectiva Salesiana

No Evangelho de hoje Jesus promete interceder junto ao Pai para que ele envie um advogado (as vezes traduzido como paráclito, que em grego Parakletos, significa "aquele que consola ou que apoia) para acompanhar os seus discípulos.

No dicionário Houaiss da língua portuguesa, a palavra advogado é definida como: (1) pessoa habilitada a prestar assistência profissional em assunto jurídico, defendendo judicial ou extrajudicialmente os interesses do cliente (2) aquele que intercede, que medeia; mediador, intercessor (3) indivíduo que patrocina ou protege alguém ou uma causa; patrono, defensor. O dicionário menciona ainda que a palavra vem do latim, advocatus, do particípio passado de advocare, que significa convocar, obter conselho. Outras palavras importantes derivadas incluem vocal, voz, equivoco, vocação, responder, advogar, evocar, invocar, provocar e épico.

De todas estas palavras a que se destaca à vista é responder. Neste contexto, este advogado, o Paráclito, o Espírito Santo, responderá por todos aqueles que seguem Jesus. Dito de outra forma, este advogado é alguém que nos representa.

Mas espere, ainda há mais! Muitos de nós não percebemos que Jesus prometeu a seus discípulos "outro" advogado? Se não estou enganado, "outro" significa que este não é o primeiro advogado que tenha sido enviado para nós, pelo contrário, este é um segundo advogado, o que nos faz perguntar: quem era o advogado anterior?

O próprio Jesus. Jesus tornou-se nosso representante no momento em que se fez um de nós, quando se tornou um conosco, quando ele se tornou um por nós. Jesus se tornou nosso representante vivendo entre nós, trabalhando por nós, amando-nos e morrendo por nós para que pudéssemos um dia, elevar-nos para sempre através do poder e da promessa da ressurreição.

Mas espere um minuto. Parece que temos mais um advogado a reconhecer: Deus, o Senhor, o Pai.

Deus tornou-se nosso representante no momento em que criou algo do nada. Deus tornou-se nosso representante ao criar formas a partir do caos. Deus tornou-se nosso representante através da criação, permitindo-nos compartilhar um pouco de Sua imagem e semelhança divina. Deus tornou-se nosso representante através da encarnação ao assumir a nossa imagem e semelhança humana.

Numa palavra, parece que Deus, nosso Advogado Eterno, é, entre outras coisas, "representante".

Como filhos de Deus, como irmãos e irmãs de Jesus, como templos do Espírito Santo, também nós fomos chamados a sermos advogados. Nós somos chamados para representar o que é justo, somos chamados para representar o que é correto, somos chamados a representar tudo o que implica em paz, nós somos chamados a representar tudo o que é justo e imparcial. Especialmente como membros da tradição salesiana, somos chamados a representar tudo o que é de Deus é de forma cortês e atenciosa.
Deus nos representa ao criar-nos, resgatar-nos e inspirar-nos. A melhor maneira de expressarmos nossa gratidão por tudo isso é através da nossa disposição de sermos Seus representantes, uns aos outros.

O P.Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário