quinta-feira, 19 de maio de 2011

Reflexão salesiana para o final de semana - Quinto Domingo da Páscoa - 22 de maio de 2011




Hoje Jesus pede para que acreditemos Nele. Ele é a Verdade que nos dá vida, que nos enche de força para que possamos fazer coisas grandes. São Francisco de Sales diz:

Não há nada mais forte do que a verdade. Viver na verdade é viver uma vida completamente conformada com a fé simples. A força da fé é tão grande que não tem medo de nada. Nós todos temos esta fé férrea, mas nem sempre percebemos que a levamos dentro de nós e muitas vezes nos deixamos dominar pelo medo e nos tornamos fracos. A força da fé consiste, em parte, no entendimento do poder que ela nos dá, ou seja, que podemos fazer tudo em nome de Deus, que nos fortalece. A força da nossa fé nos faz reconhecer a realidade da nossa bondade e dignidade, como pessoas que têm a capacidade de estarmos unidos a Deus, que é a Verdade. Nossa fé, em união com Deus nos sustenta no meio de tantas grandes fraquezas, e nos dá a força para nos converter-nos em pessoas autênticas.

O objetivo da autenticidade cristã é transcender para além do nosso espírito de egocêntrico e encontrar o nosso verdadeiro espírito em Cristo. Nosso Senhor veio a este mundo para nos dar vida. Ainda assim, ao longo de nossas vidas prevalecerão em nós determinados interesses egoístas que nos separam do caminho vivificante de Deus. Pouco a pouco devemos ir deixando de lado estes afetos por coisas inferiores e buscar a felicidade que Ele quer para nós. Quanto mais entusiasmo demonstrarmos no nosso propósito de afastar estes amores inferiores, mais espaço estaremos dando para o amor de Deus para que possa fazer maravilhas em nós. Quanto mais nós nos livramos de nossos desejos egoístas e aceitarmos o que Deus quer para nós, mais livre será o nosso espírito humano da nossa inquietação interior.

As abelhas ficam inquietas quando não tem uma rainha. Nós também estaremos inquietos até que não dermos à luz ao Salvador em nossos corações. Permaneçamos muito próximos a este Salvador Santo que nos reúne ao seu redor para nos manter sempre sob sua proteção. Ele é como a abelha rainha, que se preocupa tanto com o enxame, que nunca deixa a colmeia a menos que esteja cercada por todo o seu pequeno povoado. Grande é a confiança que nosso Redentor deseja que depositemos em Seu cuidado para conosco. Todos aqueles que confiam Nele sempre colherão os frutos desta confiança. Imite o seu exemplo verdadeiro e vivificante, que realmente nos levará a fazer grandes coisas!

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tendo fé em mim também.”

Perspectiva Salesiana

William Barclay fala sobre o contexto para esta garantia que Jesus dá aos seus discípulos no Evangelho de hoje. "Em um tempo muito curto, a vida, para os discípulos, entraria em colapso. Seu mundo estava se convertendo num caos total. Nesse momento só havia uma coisa a fazer: agarrar-se completamente na confiança em Deus... chega um tempo quando temos que acreditar naquilo que não podemos comprovar e aceitar, o que nem sempre podemos entender. Se na hora mais escura acreditamos que existe um propósito para esta vida e que este propósito é o amor, até mesmo o insuportável se tornará suportável e na escuridão haverá uma luz de esperança".
Existem muitas coisas que perturbam os nossos corações. Em todo o mundo testemunhamos a devastação do terrorismo, a violência relacionada com a intolerância religiosa, o ódio associado com o genocídio social e cultural, a devastação causada por desastres naturais. Internamente os americanos parecem estar polarizados em relação às incertezas associadas com questões como a segurança nacional, segurança social, independência energética e serviços de saúde acessíveis. Noutra frente mais próxima ainda, cada um de nós mantém sempre preocupações e ansiedades relacionadas à família, aos amigos e a outras pessoas que amamos... inclusive nós mesmos.

A verdade é que há sempre algo, seja global ou local, que distrai a mente e perturba o nosso coração.

Ao enfrentarmos estas e muitas outras coisas que invadem o nosso coração, Jesus nos pede para ter fé nele.

São Francisco de Sales observa: "Que posso dizer para ajudá-los e para que estes pensamentos deixem de fluir em seus corações? Não tentem se livrar deles, porque este esforço tão ansioso somente vai fazer com que seus corações se tornem mais doentes ainda.... Não tentem superar essas ansiedades, que esse esforço só vai fortalecê-las... Mantenha suas mentes fixas em Cristo crucificado.” Ele conclui dizendo que "Se o mundo inteiro é dirigido para, se tudo ao nosso redor vira fumaça e escuridão, devemos ter em mente que Deus está conosco. Porque, se nós sabemos que Deus vive na escuridão e no Monte Sinai, que estão cheios de fumaça e rodeado por estrondos ensurdecedores e relâmpagos, por acaso, não estaremos bem se ficarmos perto de Deus? " (Stopp, Selected Letters , p. 125)

Em determinados momentos de nossas vidas, nos passa a todos, que chegamos ao ponto onde nós fizemos todo o possível para tentar resolver nossos problemas ou silenciar nossas preocupações, e a única coisa que resta é deixar as coisas nas mãos de Deus. Há outros momentos em que não temos a menor ideia de como resolver um problema e, em seguida, colocamos nossa confiança em Deus. A sabedoria que existe em cada conselho de Francisco de Sales é baseada na necessidade de reconhecer que, na medida em que nós permitirmos que nossos corações sejam perturbados, perderemos a força ou a habilidade de lidar com as coisas que nos incomodam. Colocando nossa confiança em Deus - colocar nossa confiança em Jesus – nos prepara para aprender a confiar em nós mesmos e no outros e na hora de lidar com os desafios da vida. Colocando nossa confiança em Deus também nos lembra que confiar em nós mesmos e nos outros, incluindo aqueles que menos amamos – tem um limite.

Colocando nossa confiança em Deus não está garantido como o mistério da vida irá de desenrolar. Ainda assim, colocar nossa confiança em Deus também deve ser o nosso primeiro passo para chegar a entender os mistérios da vida mais profundamente... e com mais fé.

O P.Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário