sexta-feira, 8 de abril de 2011

Reflexão Salesiana - Quinto Domingo da Quaresma – 10 de abril de 2011


Hoje, ao ressuscitar Lázaro dentre os mortos, Jesus nos exorta para que acreditemos e vivamos Nele.  São Francisco de Sales nos explica o que significa viver no Espírito de Jesus: Jesus quer dar vida àqueles que morreram, para, com isso, testemunhar o amor que Deus tem por nós. Ele se dirige àqueles que estão morrendo por causa do pecado, para reiterar que todos nós podemos ouvir a voz de Deus através do espírito. O Espírito gentilmente nos desperta para uma nova vida humana. Não importa o quão fracos são os nossos corações por causa do pecado, pois o Espírito fortalece um amor sagrado que é reparador e revigorante. O Espírito Santo é como uma fonte de água viva que flui em cada parte do nosso coração, para espalhar o amor divino nele.
Todos os nossos afetos são o amor. No amor, desejamos, sentimos a esperança e o desespero, o medo, o ódio, evitamos coisas, sentimo-nos tristes, com raiva, e nos alegramos. O amor é o fundamento da nossa vida vivida no Espírito de Jesus. Quando o amor divino reina em nossos corações, transforma todos os nossos afetos que escolhemos para que desta forma possamos viver, caminhar e trabalhar no Espírito de Jesus. O Espírito não tem intenção de entrar em nossos corações, sem a nossa permissão. Ele inundará com o amor divino somente se colaborarmos.  Então, o que podemos fazer para nutrir nosso espírito, de modo que o Espírito de Jesus possa habitar nele? Quando permitimos que somente a razão guie os nossos desejos, sentimentos e emoções estamos vivendo o "espírito" Ao contrário, vivemos na "carne" quando permitimos que nossos desejos, sentimentos e emoções determinam nossas ações. Escolhamos inequivocamente a vida no espírito.
Quando um doente toma apenas uma parte do remédio receitado, tem uma recuperação parcial.  Assim acontece com o amor divino. O Espírito enche-nos de santo amor na medida em que estamos de acordo em aceitá-lo em nossas vidas. Portanto, não só devemos estar preparado para receber o amor de Deus que está as portas do nosso coração, mas também devemos recebê-lo com total consentimento. Precisamos alimentar este amor, guiados pela razão e pela sabedoria sagrada. Completamente impregnados pelo amor do Espírito, nossos corações nos levam a praticar atos sagrados que nos conduzem progressivamente para a glória imortal. Aceitemos esta nova vida humana no Espírito de Jesus que nos levanta, caminhando para a glória eterna.
(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque

"Porei em vós o meu espírito, para que vivais, e vos colocarei em vossa terra.”
“O Espírito de Deus mora em vós.”

Perspectiva Salesiana 

Em vez de falarmos sobre o que Francisco de Sales diz sobre a vida no Espírito de Deus, vamos permitir que ele mesmo fale o que escreveu sobre o assunto. 

"Viver de acordo com o espírito significa pensar, falar e agir de acordo com as virtudes que residem no espírito e não de acordo com os sentidos e os sentimentos que residem na carne. Devemos fazer uso e aprender a dominá-los e não viver de acordo com eles. Mas, as virtudes espirituais devem ser cultivadas e tudo o mais deve ser sujeito a elas." 

"Quais são as virtudes do espírito? Existe a fé que revela algumas verdades que não são acessíveis aos sentidos; a esperança que nos faz lutar por coisas que não podemos ver; a caridade, que nos faz amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, não com um amor sensual, natural ou egoísta, mas com um amor que é puro, sólido, que nunca muda e é baseado em Deus."

"O espírito que depende da fé, cresce na coragem quando se depara com dificuldades porque sabe muito bem que Deus ama, apoia e ajuda os necessitados quando eles colocam sua esperança em Deus. A razão humana, ao contrário, quer saber tudo o que acontece porque imagina que se não tem nada a dizer sobre algo é que este algo não é bom; o espírito, ao contrário, se apega em Deus e muitas vezes alega que coisas que não são de Deus, não importa... "

"Viver de acordo com o espírito significa fazer coisas que o Espírito de Deus nos pede que façamos, dizendo as palavras e pensando os pensamentos que Deus quer. E quando eu escrevo "dizendo as palavras e pensando os pensamentos que Deus quer", refiro-me àqueles pensamentos e palavras controlados por nossa vontade. Eu me sinto infeliz, porém, como a caridade exige que eu fale, vou falar. Isso é o que as pessoas que vivem no espírito fazem. Fui desprezado e me regozijo: é isso que os apóstolos fizeram. Assim, pois, viver de acordo com o espírito é fazer o que fé, a esperança e a caridade nos ensinam que devemos fazer, quer em relação a coisas temporais quer em relação às coisas espirituais." 

"Vivam plenamente no Espírito; vivam calma e pacificamente. Tenham confiança de que Deus os ajudará. Em qualquer situação que passarem, repousem nos braços da misericórdia e da bondade de Deus. Que Deus esteja sempre com vocês."

O Espírito está vivo em nós, ativo em nossas vidas, moldando nossas atitudes, impelindo nossas ações. Isso é óbvio para todos aqueles com quem nos encontramos todos os dias.

Ou não? 

(Estas citações são tiradas totalmente de uma carta escrita em abril ou maio 1616 para a Irmã Marie-Bloney de Aimeé, Mestre de Noviças da Visitação de Lyon, França. Pode ser encontrada em cartas selecionadas de S. Francisco de Sales. Traduzidas com uma Introdução por Elisabeth Stopp. Publicadas em 1960 pela Harper & Brothers)

Nenhum comentário:

Postar um comentário