quinta-feira, 24 de março de 2011

Terceiro Domingo da Quaresma - 27 de março de 2011

A imagem acima é da Casa de Encontros da Inspetoria Salesiana de Santiago do Chile, onde me encontro participando, nesta semana, da Reunião de Conjunto do Reitor-Mor, Conselheiros Gerais, Inspetores e seus Conselhos do Cone Sul. A Casa de Encontros é dedicada à São Francisco de Sales.
As leituras de hoje nos falam dos catecúmenos. Moisés experimenta uma fé muito profunda na Palavra de Deus. A mulher samaritana experimenta uma nova vida em Cristo. São Francisco de Sales escreve: "Há duas vidas completamente diferentes, que estão presentes em todos nós. A "velha vida" e a “vida nova".  Na "vida antiga" vivemos de acordo com os pecados e os sofrimentos que temos feito como resultado da nossa condição humana e da cultura. Somos como uma águia que arrasta suas penas velhas no chão, incapaz de voar. Se desejamos entrar na "vida nova" devemos libertar-nos da velha vida, "enterrado-a nas águas sagradas do batismo e da penitência."
Na "vida nova" temos como base para viver, o amor, o favor e a vontade de nosso Salvador. A nossa vida nova em Cristo nos cura e nos redime. É a vida animada e estimulante. Dá-nos a capacidade de voltar a voar, porque estamos "vivos para Deus e para Jesus Cristo nosso Senhor." Nossa nova vida também é como a águia, que, uma vez despojada de suas penas velhas, adquire novas penas. Rejuvenescida pelo crescimento de novas penas voa com grande poder. Infelizmente há almas ternas, recém-nascidas das cinzas do arrependimento, que experimentam grandes dificuldades voando pelo ar do amor sagrado. Mesmo vivas, animadas, voando pelo amor, ainda podem reter dentro de si os hábitos de sua antiga vida. Durante a nossa passagem neste mundo, podemos curvar-nos ao amor sagrado ou a amores inúteis.
Quando decidimos nos dedicar a buscar as coisas fúteis, tornamo-nos vacilantes em nossa vontade de servir a nosso Senhor. Isso é normal. Quando ofendemos um amigo é normal sentir-nos envergonhados. Mas nunca devemos viver na vergonha. Nosso processo de amadurecimento no amor divino é tal que existe sempre uma abertura para outros aparentes benefícios. A razão para a insegurança de louvar-nos a Deus é nossa fraqueza, para que nós possamos nos jogar ainda mais nos seus braços misericordiosos. Devemos ter coragem de desfazer-nos da velha vida. Aumentemos a nossa confiança a fim de viver uma vida nova em Jesus Cristo, que deseja aprofundar o nosso amor para vivermos eternamente no amor.
(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)
Destaque
"O Senhor está conosco ou não?"
Perspectiva Salesiana
Esta tem sido uma questão que tem transcendido as gerações e que quase sempre aparece em tempos de crise e de confusão, ou quando passamos por sofrimentos, tragédias, injustiças ou nas quais estamos perdidos.
Irritados, frustrados e desiludidos, os israelitas - os nossos antepassados ​​espirituais – fizeram a mesma pergunta a Moisés durante uma viagem, aparentemente sem uma direção clara, para a qual eles tinham sido levados. Nós fazemos esta mesma pergunta do nosso jeito, todo dia ou por causa de eventos globais como o terrorismo, a guerra, fome e epidemias, ou por causa de nossos próprios conflitos como o desemprego, doença, morte, e os relacionamentos humanos.
Além disso, esta pergunta é perfeita para refletirmos durante o tempo da Quaresma.
Pelo menos intelectualmente falando, nós acreditamos que Deus está verdadeiramente entre nós. Francisco de Sales acreditava muito, mas esta crença não era algo puramente intelectual: era uma crença fundamental.  "Não há lugar, nada neste mundo onde Deus não está realmente presente. Os pássaros estão sempre voando no ar, e da mesma maneira, onde quer que vamos, iremos encontrar Deus presente."( Introdução à Vida Devota , Parte II, Capítulo 2)
No entanto, em nosso afã de que Deus faça com que a água jorre da rocha em tempos de adversidade, muitas vezes esquecemos o fato de que Ele está conosco em todos os momentos. Em tempos de crise, aqueles que nos inspiram com uma palavra amável, um gesto de amizade ou com um ouvido atento estão refletindo a presença imediata de Deus em nossas vidas, a presença da mesma maneira como os israelitas experimentaram na leitura das Escrituras que ouvimos e nós compartilhamos a Eucaristia e a oração que emana de nós.
Ainda assim, somos tomados pelo pânico e não vemos o óbvio quando estamos freneticamente procurando o Senhor, especialmente em tempos de grande necessidade. Nós esquecemos que Deus está tão perto de nós como o ar que respiramos, um erro que a mulher samaritana quase cometeu em seu próprio encontro com Jesus junto ao poço. O Senhor está com ela - na verdade ele está bem na frente dela, mas o fato de que um homem judeu espontaneamente lhe pediu algo para beber é tão surpreendente para ela que é quase incapaz de reconhecer quem está falando. Felizmente, ela percebe que "possivelmente seja Cristo" e a gratidão que sente a move para deixar a jarra com água abandonada e ir à cidade para anunciar ao povo a Boa Nova sobre seu encontro com Jesus.
Seja no deserto ou perto do poço, os sinais da presença de Deus estão sempre entre nós, e assim como a mulher do Evangelho, isto é algo que deve tornar-nos gratos. A gratidão que sentimos e expressamos através desses sinais produz confiança: confiança em Deus e a confiança naqueles que são sinais do amor de Deus por nós. "Somente confiem no Senhor", escreve São Francisco de Sales, "e Ele irá continuar a guiá-los com sabedoria para que vocês possam enfrentar qualquer coisa. Onde quer que vocês não puderem caminhar, Deus irá levá-los em seus braços."
Nós oramos para que sejamos sinais da presença de Deus na vida dos outros, como demonstração de gratidão por todos aqueles momentos em que o Senhor nos conduziu em seus braços.
O P. Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário