quinta-feira, 17 de março de 2011

Reflexão Salesiana - Segundo Domingo da Quaresma – 20 de março de 2011

 

     Neste domingo subimos o monte Tabor com Jesus. Nele vislumbramos, brevemente, a glória de nosso Salvador, cujo amor divino nos transforma continuamente. São Francisco de Sales observa que Jesus, através de sua transfiguração, mostra-nos um vislumbre da felicidade eterna que nos aguarda. Nosso Senhor transfigurou-se para gerar em nós o desejo de felicidade eterna total.
     Nosso gentil Salvador usa seus atrativos e inspirações para aproximar-nos da mais pura expressão do Seu amor. Quando Deus nos dá a fé, Ele se comunica diretamente com a nossa mente através de inspirações. O Espírito Santo se encarrega de propagar em nós estes primeiros sinais do amor de Deus. Nos corações que se acendem, Ele vai fortalecendo, aos poucos, suavemente, o amor sagrado que emana de suas inspirações.
    Os discípulos experimentaram tanta alegria no Monte Tabor, que por um momento quiseram ficar lá. Entreguemos também todos os nossos sentimentos a Nosso Salvador, e aspiremos conseguir a felicidade que Deus preparou para nós. Ele nos deu todos os meios necessários para atingir a felicidade da glória eterna. Estamos também nós escalando o Monte Tabor, já que também tomamos a firme resolução de servir bem ao nosso Salvador e de amar a Sua bondade divina. Mesmo assim e quando começamos o caminho da santidade, muitas vezes achamos que nossos sentimentos ainda estão enraizados no amor inútil. Mas, não fiquemos tristes por causa disso. É uma oportunidade para praticar as virtudes. Sentimos um grande desejo conseguir a santidade. Alimentemos este desejo e permitamos que cresçam a cada dia. Se tropeçarem, clamem a Nosso Senhor que os pegará na sua mão. Escalemos então o Monte Tabor, sem desfalecer, devido à visão celestial que nosso Salvador nos deu.
     Caminhemos felizes entre as dificuldades que surgem nesta vida passageira. Assumamos todos os desafios que se apresentam ao longo do caminho que Deus determinou para nós, e fiquememos em paz. A transformação é a verdadeira marca da manifestação divina. Que vocês sempre sintam o desejo de serem transformados!

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque

"Ele se transfigurou diante de seus olhos..."

Perspectiva Salesiana

     Jesus leva Pedro, Tiago e João a uma alta montanha. Lá, diante de seus olhos, Jesus se transfigurou. Eles viram sua glória deslumbrante e radiante. Através de Moisés e de Elias, eles puderam ver claramente a relação de Jesus com tudo o que o havia precedido na história divina da salvação. Eles ouviram uma voz, que confirmou a união de Jesus com Deus, Abba... Pai.
     Às vezes me pergunto: foi Jesus quem mudou ou algo mudou dentro de três seguidores de Jesus?
     Foi Jesus quem lhes mostrou algo novo e diferente de si mesmo, ou foram os seus seguidores que, pela primeira vez, puderam ver sem dificuldade ou obstáculos, a glória ofuscante que sempre fez parte do ministério de Jesus para com os pobres, os desfavorecidos, os necessitados, os esquecidos? Foi uma nova revelação para eles ouvir a voz que falava de Jesus como o filho amado, ou foi pela primeira vez que esses homens ouviram uma voz que sempre esteve presente e atuante desde o momento da concepção de Jesus?
     E quanto a nós? Nós somos capazes de ver a glória que Deus nos deu e que está dentro de nós tão claramente, como os três discípulos tiveram a oportunidade de ver em Jesus? Nós somos capazes de ver o plano divino da salvação de Deus neste momento da nossa vida? Temos a capacidade de reconhecer o papel para o qual cada um foi chamado a desempenhar nesse plano divino da salvação? Ouvimos a voz de Deus que nos criou, que nos redimiu e nos inspirou a sermos Seus filhos amados, os seus verdadeiros filhos e filhas?
     A mensagem não poderia ser mais clara do que a Palavra de Deus que lemos no livro de Gênesis. O mesmo Deus que falou ao nosso antepassado Abraão é o mesmo Deus que se refere a nós quando diz: "Eu farei de vocês uma grande nação e abençoá-los-ei. Vou fazer com que o seu nome seja grande para que vocês mesmos se convertam em bênçãos. Abençoarei os que te abençoarem... todas as comunidades da terra encontrarão em vocês uma bênção."
Na medida em que cada um de nós for uma bênção para os outros (o que é muito diferente de ser uma maldição) a glória deslumbrante de Deus brilhará em nós. A vontade de Deus é revelada através de nós, a voz amorosa de Deus está incorporada em nós... para que o mundo possa vê-lo. Não só no topo da montanha da vida, mas também nos vales e planícies da vida diária.
     À medida que transcorre este tempo da Quaresma, oremos para que possamos alcançar a graça de ver não só a glória de Jesus, que está sempre conosco, mas também a glória que Deus nos deu e que brilham dentro de nós e dentro todos aqueles cujas vidas influenciamos. Não escutemos somente a voz de Deus que fala de Jesus como um filho. Escutemos também a voz do mesmo Deus que nos chama seus filhos e filhas nas circunstâncias, relacionamentos e experiências que enfrentamos todos os dias de nossas vidas.

O P. Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário