quinta-feira, 31 de março de 2011

Reflexão Salesiana - IV Domingo da Quaresma - 03 abril de 2011


Esta imagem de São Francisco de Sales se encontra na capela da Casa de Encontros da Inspetoria do Chile, em Lo Cañas, Santiago. Ele é o padroeiro da casa de encontros.

Hoje, Jesus nos lembra que Ele é a luz do mundo, fonte de toda bondade, justiça e verdade. Todos nós somos convidados a viver na Sua luz. São Francisco de Sales comenta o seguinte: A mente humana encontra satisfação na descoberta, a fim de saber a verdade das coisas. Quanto maior for uma verdade, maior será o prazer. Mesmo assim, a nossa condição humana nos torna ágeis na busca de honrarias, riquezas e poder. A experiência diária nos ensina que todos esses amores inúteis podem fazer-nos desviar da verdade, ao invés de considerar a verdade do amor de Deus. O amor de Deus nos faz pensar sobre a verdade de um paraíso cheio de felicidade eterna.

O amor sagrado refresca e fortalece os nossos corações quando aceitamos com fé a verdade que está presente nos ensinamentos de Jesus. Quando a bondade de Deus traz luz para iluminar a nossa cegueira, este é um sinal de que houve uma conversão interna. É então que nos reconhecemos como filhos da luz. Quando nós removemos todos os obstáculos que nos impedem de amar a Deus, nos tornamos capazes de amar uns aos outros como Ele quer que nós o amemos. Quando descobrimos uma imperfeição humana, nós já fizemos metade do trabalho necessário para corrigi-la, porque recebemos o entendimento que nos permitirá libertar-nos de nossa cegueira. No entanto, é importante ter paciência para lidar com as nossas faltas. Temos que aprender a reconhecê-las com calma e sem confusão. Nada é mais favorável para o crescimento dessas "ervas daninhas" do que a nossa ansiedade para nos livrar-nos delas. Caminhem sempre pela estrada da santidade e verão como estas imperfeições irão enfraquecer.

Nosso Salvador nos teve em suas mãos e guiou nossas vidas, mesmo quando teimamos em entregar-nos inteiramente a Ele. Neste momento, quando tudo que queremos é sinceramente cumprir a vontade de Deus, não acreditam que Ele deseja proteger estes pequenos cordeirinhos que se desviaram do doce Pastor? Concentremo-nos fielmente em nutrir com carinho e confiança o dom da conversão que Deus nos deu. Façamos da graça de Deus algo eficaz em nossas vidas, perseverando nas nossas sagradas resoluções e em nossos bons desejos. Será então que poderemos viver na Luz de Cristo, e gerar verdade, justiça e bondade.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

 Destaque

"Vivam como filhos da luz porque a luz produz todos os tipos de justiça, bondade e verdade". 

Perspectiva Salesiana

Jesus cura a cegueira tocando com as mãos.  Ao expressar nossa fé - sendo fontes do toque de Jesus na vida dos outros - permitimos que eles também possam experimentar o poder curador de Jesus.

Jesus tomou a iniciativa quando curou a cegueira do jovem que tinha nascido assim. Este milagre permitiu que outras pessoas pudessem ter uma melhor compreensão de Jesus e de sua missão.

O menino dialogou com as autoridades sobre a cura. Ao fazer isso chegou a uma compreensão melhor do próprio Jesus e assim pode desafiar as autoridades a respeito de suas crenças.

Francisco de Sales escreveu na Introdução à Vida Devota (3,26) "Se vocês amam a Deus, falarão Dele constantemente em suas conversas familiares com aqueles que vivem em suas casas, com os seus amigos e vizinhos... Mas sempre falem de Deus, como Deus: com reverência e devoção, não ostensivamente, mas com um espírito submisso, caridoso e humilde... rezem em segredo a Deus no fundo de seus corações para que assim possam agradá-lo, para conseguir que este sagrado orvalho chegue até o profundo dos corações daqueles que os escutam." 

Na medida em que o jovem continuava a falar de Jesus, ele descobriu o mistério do que lhe tinha acontecido e o quanto Jesus significava para ele. Passou a ver Jesus como um operador de milagres, a reconhecê-lo, a acreditar que ele era o Filho de Deus ("ele o reverenciava”). Gradualmente ele começou a conhecer a Jesus em sua totalidade, encontrando e fazendo sua esta verdade e, sem dúvida, mudando sua vida para sempre. 

Durante este tempo da Quaresma, o sacramento da reconciliação nos oferece este toque de Jesus que cura a nossa cegueira, a nossa fraqueza e os nossos pecados. A oração e a meditação nos fornecem os meios para que o mistério nos seja revelado para nossa própria redenção. Ler e ouvir a Palavra de Deus nas Escrituras e compartilhá-la com outros em grupos de estudos bíblicos e outros encontros menos formais, nos permite alcançar uma maior compreensão sobre como podemos ser participantes da missão de Jesus e da sua Igreja.  Abertos ao dom da fé que nos permite ver os outros da mesma forma como Deus os vê: Samuel viu em Davi o homem que Deus tinha ungido. 

São Paulo em sua carta aos Efésios afirma: "Vivam como filhos da luz, porque a luz produz todo tipo de justiça, bondade e verdade".

Se nosso estilo de vida como cristãos se converte num desafio para outros, podemos expressar nossas convicções com humildade. Temos de aceitar o dom da graça que recebemos não somente como um dom, mas também como uma responsabilidade: para ajudar os outros para que se abram também à graça e para que sejam curados de sua própria cegueira, para que cheguem a experimentar a luz que encontramos somente na vida, na morte e na ressurreição e o amor de Jesus Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário