sexta-feira, 11 de março de 2011

Reflexão Salesiana - Primeiro Domingo da Quaresma – 13 de março de 2011



O Evangelho de hoje fala sobre as tentações de Cristo. São Francisco de Sales nos diz que Nosso Senhor não buscava a tentação. No entanto, Ele permitiu ser levado ao deserto pelo Espírito Santo para ser tentado, mostrando assim como devemos resistir às tentações. Nenhuma pessoa no serviço de Deus estará livre de tentações. No entanto, isso não significa que vamos à procura. Se o Espírito nos leva a um lugar onde encontramos a tentação, devemos confiar que Ele também vai nos trazer de volta aos trilhos.

Quando você percebe que a tentação está à espreita, deve agir como crianças quando veem um urso no campo. Elas imediatamente correm para os braços de seu pai ou da mãe, ou ao menos os chamam para ter proteção ou assistência. Recorram a Deus da mesma maneira, porque nós não devemos confiar em nossa própria força, ou na nossa própria coragem para vencer o mal. Se a tentação persistir, ocupe seus pensamentos com qualquer atividade que seja saudável e louvável. Quando vocês permitem que os bons pensamentos encontrem espaço em seus corações, eles irão mover os maus pensamentos.

Não importa que tipo de tentação aconteça e não importa o tipo de prazer que implica. Enquanto você se recusar a ceder a ela, não será capaz de ofender a Deus. Os inimigos da nossa salvação continuam à espreita na soleira da porta dos nossos corações, tentando obter acesso a eles. Enquanto os rejeitarmos, poderemos ter certeza de que o amor divino, a vida da alma, permanecerá dentro de nós. Através de constante oração, dos sacramentos e confiando em Deus, a nossa força voltará e desfrutaremos de uma vida saudável e feliz.

Caminhemos com confiança, então, e fiquemos em paz. Vivamos bem no meio da gentileza, humildade e simplicidade. Se acreditarmos em Deus e na verdade da Palavra de Deus, nada poderá prejudicar-nos. Tomemos o propósito de não pecar, mas se formos surpreendidos, fiquemos tranquilos sem cairmos em pecado. Estamos comprometidos com a bondade de Deus que, apesar de tudo, não nos amará menos.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)



Destaque

"Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo diabo"

Perspectiva Salesiana

Quando Jesus estava se preparando para começar o seu ministério público - para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus - para ser o tipo de Messias que o Pai tinha planejado - para abrir suas mentes e corações ao poder e à promessa do Espírito Santo - foi tentado.

Tentado a converter a pedra em pão, para usar seu poder de salvação para sua própria conveniência. Tentado a ser satisfeito com os reinos terrenos, tentado a encontrar sua satisfação em uma glória passageira e em majestade. Tentado a se jogar do templo, presumivelmente para convencer as pessoas de sua identidade e de sua autoridade através de um único evento dramático, um super evento.

Basicamente, Jesus foi tentado a se tornar alguém diferente do que Deus queria que ele fosse. Jesus foi tentado a ser um tipo diferente de Salvador. Jesus foi tentado a acreditar que havia uma maneira mais fácil para redimir, salvar, santificar. Jesus foi tentado a acreditar que ele poderia pegar um atalho no caminho para a salvação, uma forma "padrão para todos" para a redenção.

Todos nós podemos nos identificar com esse tipo de tentação. Quantas vezes repetimos que seríamos mais felizes, mais saudáveis ​​e mais santos se fossemos outra pessoa? Quantas vezes dizemos que deve haver outra forma (em outras palavras, uma maneira mais fácil, menos desvantagem) de ser uma esposa melhor, um marido melhor, um filho melhor ou uma filha melhor, boa irmã ou um bom irmão, um bom amigo ou um vizinho melhor? A verdadeira tragédia é que se nós gastarmos nossas vidas acreditando que seria melhor se fossemos outra pessoa ou se estivéssemos em outro lugar, nós nunca vamos viver a vida, a única vida que Deus nos deu.

Francisco de Sales escreveu: "Não semeie os teus desejos no jardim de outra pessoa; cultive o teu da melhor maneira possível. Não tentes ser alguém que não és, mas, deseja profundamente ser quem você é. Concentre todos os teus pensamentos sobre isso, em fazer o bem e carregando as cruzes, grandes ou pequenas, que encontrares no caminho. Acredite, este é o ponto mais importante – e o mais incompreendido na vida espiritual. (Cartas de Direção Espiritual , p. 112)

Jesus foi tentado a ser alguém diferente de quem o Pai queria que ele fosse. Jesus foi tentado a abandonar o caminho que conduz ao amor autêntico e alterá-lo com a promessa vazia de poder chegar a ele através de um atalho. Jesus foi tentado a correr para fora do caminho (aparentemente) simples. Mas repudiou a promessa vazia de uma solução rápida, pois tinha fé no plano de Deus para Ele. E escolheu o caminho que conduz à verdadeira felicidade, saúde e santidade.

Agora que estamos neste tempo da Quaresma, oremos para que nos seja dada a coragem necessária para reconhecer a voz do tentador que vive dentro de nós. Rezemos para que nos seja concedida a visão necessária para identificar as formas pelas quais podemos ser tentados a gastar a nossa vida querendo ser outra pessoa. Peçamos que nos conceda a graça e a força para seguir o exemplo de Cristo, que nos mostrou que o amor não passa por soluções rápidas e que o caminho do amor não se alcança através de atalhos: o amor requer que estejamos dispostos a ir onde for necessário... fielmente, dia após dia, e para cada pessoa no momento certo.

O P.Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário