sábado, 17 de julho de 2010

16º Domingo do Tempo Comum 18 de julho de 2010


Destaque: A história de Marta e Maria

Perspectiva Salesiana

Estamos todos muito familiarizados com esta imagem do Evangelho de Lucas. Muito familiarizados, pois é muito fácil de ver no seu Evangelho como ele descarta a ação e a atividade em comparação com a oração e a contemplação.  Precisamos revisar esta interpretação. Precisamos entender como o Evangelho fala de Marta e de Maria. Mais importante é o fato de que é preciso considerar a mensagem que o evangelho nos quer apresentar.

Jesus não critica Marta por se preocupar tanto com os detalhes da hospitalidade. Em vez disso, Jesus critica o fato de que estas atividades tornem Marta ansiosa. Da mesma forma, Maria não é exaltada por causa de sua inatividade, mas porque ela não sente a carga da ansiedade. Para resumir, Marta está chateada e nervosa, enquanto Maria está calma e focada.

Tanto Marta como Maria lhe dá algo da experiência da hospitalidade. Em Marta podemos ver a importância de atentar para os detalhes quando chegam pessoas em nossas casas. Em Maria podemos notar a importância de acolher as pessoas em nossas vidas, nos nossos corações, na profundidade de quem nós somos.

A hospitalidade não se trata de escolher entre a atividade e disponibilidade. Trata-se de incluir e "integrar" as duas coisas.

Francisco de Sales certamente sabia disso quando descreveu os dois lados do amor: o amor de complacência e do amor de benevolência. A complacência é o amor que encanta apenas estar na presença do(a) amado(a) , a benevolência é o amor que se deleita em expressar essa satisfação fazendo as coisas para o(a) amado(a).

Ser e Fazer . Fazer e ser. Esta é a dança da hospitalidade. Esta é a dança do amor ... uma dança que nos desafia a nos libertar , tanto quanto pudermos, de autoabsorção , ansiedade e preocupação.

Para ser verdadeiramente aberto, para ser verdadeiramente hospitaleiro, temos que ter algo de Marta e algo de Maria em nós. Precisamos, igualmente, estar em paz com os detalhes do fazer e com as exigências do ser.
Como estamos fazendo com as nossas tentativas de fazer – e de ser ao mesmo tempo ?

Padre Michael S. Murray , OSFS

Reflexão Salesiana

As leituras de hoje nos chamam para ouvir a Palavra de Deus. São Francisco de Sales faz algumas reflexões sobre a importância da escuta ativa da Palavra de Deus. Aqui estão alguns de seus pensamentos: Marta mostrou-se ansiosa e inquieta com muitas coisas, enquanto que para Maria nada era mais importante do que ouvir as palavras de Jesus. Nosso Senhor repreendeu Marta pelo fato de ser tão ansiosa e não porque ela estava se preocupando em satisfazer as suas necessidades. Marta teve motivações porque queria servir o Nosso Senhor. Além disso, quando se lida com tantas tarefas ao mesmo tempo, ela mostrou sua preocupação em ser vista como a anfitriã perfeita. Jesus queria Marta ouvindo da mesma forma que Maria estava fazendo, e para isso só um prato bem preparado teria sido suficiente para satisfazer as suas necessidades.

Nosso Senhor deixa claro que não devemos apenas ouvir suas palavras, mas que também devemos escutar com a intenção de se tornaram um bem para nós. Para poder se beneficiar com a Palavra de Deus, devemos deixar que isso nos mova nas profundezas de nossos corações. Só quando ouvimos a Palavra de Deus com os nossos corações é que recebemos boas inspirações. O coração ganha vida e toma nova força e vigor.

Ainda assim, é difícil ouvir a Palavra de Deus com o coração quando ele está cheio de ansiedade. Deus sempre cuida de suas criaturas, mas de forma pacífica e calma. No entanto, a nossa preocupação e o cuidados sempre tem uma tendência para a ansiedade. As aves geralmente ficam presas nas redes porque começam a se agitar freneticamente. Isso também acontece conosco quando queremos fugir da ansiedade. Coloque-se nas mãos de Deus suavemente. Trate de moderar calmamente seus desejos de acordo com o que te diz a razão. Nossa vida consiste no hoje, neste momento em que estamos vivendo. Use tudo o que lhe foi concedido cuidadosamente. Livre-se de todas as outras preocupações e deixe tudo nas mãos de Nosso Senhor. Sua compaixão e preocupação proverá tudo aquilo que precisarmos para satisfazer as nossas necessidades contanto que fiquemos sempre atentos às suas palavras e inspirações.

(Adaptado de Sermões de São Francisco de Sales de L. Fiorelli , ed.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário