sexta-feira, 12 de abril de 2013

Reflexão Salesiana para o terceiro Domingo de Páscoa - 14 de abril de 2013


O evangelho de hoje mostra Jesus que está presente nos compromissos cotidianos. Na espiritualidade salesiana é inculcada, fortemente, a ideia de se viver o dia a dia, o momento presente com um dom de Deus. É no dia a dia que Deus mostra o seu amor para conosco. É no dia a dia que Ele nos salva. É no dia a dia que nós o amamos e demonstramos nosso amor através de atitudes concretas. Isto deve ter acontecido com Pedro. Jesus ressuscitado se encontra com ele, e no meio das suas atividades diárias faz uma pergunta crucial: tu me amas mais do que estes? 
O Evangelho de hoje diz que Pedro, no momento em que afirmou seu compromisso de amar a Jesus, recebeu o chamado para fortalecer o rebanho de Jesus. São Francisco de Sales exorta-nos a ser discípulos, tal como foram os Apóstolos, e levar a Palavra de Deus aos outros:
Jesus perguntou três vezes a Pedro se ele o amava. O amor de Pedro por seu mestre transbordou seu coração. Foi a providência de Deus que levantou Pedro novamente. O amor é o meio universal da nossa salvação. O amor de Deus deve sempre ocupar o lugar principal em nossos corações. Não vamos perder tempo. Entreguemo-nos completamente à Divina Providência. A mão de Deus é muito amorosa na gestão do nosso coração!
O que Deus pode esperar de nós, senão exatamente o que ele pediu aos Apóstolos? Não é nada diferente daquilo que nosso Senhor veio fazer neste mundo: dar a vida a todos, para que todos possam vivê-la em abundância. Ele o fez, dando-nos a Sua graça. A graça tem poder não para dominar, mas para convencer nossos corações e levá-los a concordar com os movimentos do amor de Deus em nós.
Sempre que possível, devemos tentar chegar ao coração dos outros, como fazem os anjos, com suma delicadeza e sem coação. Temos o dever de ajudar e dar amor a todas as pessoas indiscriminadamente, mas devemos fazê-lo, sobretudo, com aquelas que mais precisam de nós. Temos que orientá-las a levar uma vida mais perfeita. Elas conseguem a plenitude em suas vidas se tiverem fé na palavra de Jesus, que vocês se encarregam de explicar. Elas vão viver uma vida mais abundante, seguindo o exemplo que vocês dão a elas.
Avancem com confiança e cheios de coragem, e cumpram o trabalho que foi confiado. Nunca digam: "Eu não estou pronto para essa tarefa." Caminhem para frente sem se preocupar, sem olhar para trás. Deus irá revelar o que dizer e o que fazer no tempo certo. Preocupem-se somente com uma coisa: crescer no amor e na fidelidade a bondade divina. Assim tudo ficará bem.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales) 
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário