domingo, 14 de abril de 2013

Perspectivas Salesianas 12 - Decisões... Discernir a vontade de Deus


"O que Deus quer que eu faça?" Esta questão é simplesmente o coração do discernimento. Esta questão é também o coração da Tradição Salesiana.

O discernimento pressupõe pelo menos quatro coisas:
• Deus existe.
• Deus está perto de mim.
• Deus tem um plano ou desejo para mim.
• Eu posso conhecer a vontade de Deus.

A Tradição Salesiana descreve o discernimento como uma experiência vida entre as "duas vontades de Deus."

A vontade de Deus é manifestada, de modo geral, através dos seus Mandamentos e conselhos encontrados na Escritura; na autoridade e no ensinamento da Igreja; na tradição e na experiência vivida pelos fiéis cristãos; na inspiração do Espírito; nos deveres de cada um ou vocação na vida.

Por exemplo, se você é casado e está formando uma família, a vontade significada de Deus para você inclui essas coisas: viver uma vida virtuosa; honrar pai e mãe; guardando as festas; crendo que Cristo está verdadeiramente presente na Eucaristia; encorajando o relacionamento com seu cônjuge; educar seus filhos na fé; sendo um bom pai.

A vontade de Deus se expressa também através daquelas circunstâncias atuais da vida sobre as quais você não tem controle: você está a caminho de uma reunião importante e se desprende uma calota do pneu do carro; você está pronto para sair do escritório quando um colega de trabalho lhe pede ajuda; você está assistindo TV quando seu filho lhe pede para revisar sua tarefa. Tudo isso o convida a perguntar-se, "aqui, agora, neste momento, o que é importante?"

A vontade tolerante de Deus envolve aquelas coisas que você tem controle ou influência. É hoje o dia que você enfrenta o colega de trabalho depois de uma disputa prévia? Você aceita ou declina desta promoção? O que seus filhos precisam de você neste momento? Deve colocar seu pai num asilo para os idosos?

Onde é necessária mais atenção na relação entre você e seu cônjuge? Deveria ter tempo para realizar um trabalho voluntário? Como você deveria investir o seu dinheiro?

O discernimento é o processo de abrir-se ao convite da vontade indulgente Deus para viver corretamente a vontade significada de Deus e até exigida pelas circunstâncias, relacionamentos e os eventos nos quais você se encontra.

Dito de outra forma: o discernimento significa escolher como cumprir melhor a vontade, desejos e anseios de Deus para você hoje, agora, neste exato momento. O que é melhor?  Ou quais são as melhores maneiras de imitar o exemplo de Cristo neste momento particular, circunstância ou evento, sem se preocupar que seja um único caso? Como saber o que é melhor ou o melhor?

Desenvolver a habilidade de escutar. Desenvolver a capacidade de filtrar o “equilíbrio” externo ou interno da sua vida. Reconhecer que o mais urgente nem sempre é o mais importante. Dê-se conta, também, que as coisas mais importantes devem esperar, por vezes, pelas urgentes.

Concentre-se para escutar a voz de Deus que lhe fala através da sua família, amigos ou colegas de trabalho. Preste atenção às exigências e responsabilidades do seu estado e situação na vida, tanto do planejado como do inesperado. A oração pessoal, a leitura das Escrituras, a celebração da Eucaristia, a busca de ajuda de um diretor espiritual, e a prática do Sacramento da Reconciliação podem ajudá-lo a aguçar seu ouvido.

O discernimento nunca ocorre num vazio... Sempre tem lugar dentro do contexto das suas relações com Deus, consigo mesmo, com os outros e a ordem criada em que vives. Busque amigos de confiança que o possam apoiar em suas tentativas de fazer o que é correto aos olhos de Deus.

Tenha presente também sua história pessoal. Aprenda com seus sucessos e erros do passado.

Acima de tudo, sem se preocupar se é fácil ou difícil discernir a vontade Deus, ponha sua confiança na presença de Deus. Mesmo quando não pode ver, ouvir ou sentir a voz Deus, o Espírito está com você.

Peça a Deus a graça e a coragem para discernir com sabedoria... cada dia.

O discernimento deve levar-nos a escolha e a ação. Suas escolhas:

1. O ajudam a praticar a virtude?
2. O permitem ser fiel ao seu estado ou a sua situação de vida atual?
3. Aumentam a sua sensação de tranquilidade?
4. Aprofundam a sua experiência  de alegria?
5. Enriquece as vidas dos outros?
6. Respeita as necessidades dos outros?
7. O torna um bom ouvinte?
8. O ajuda a fazer o que é bom, certo, e direito aos olhos de Deus?
9. O ajuda a integrar com sucesso  as exigências e responsabilidades da sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário