sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Reflexão Salesiana - Véspera de Natal - 24 de dezembro de 2010


Esta é a imagem que selecionei para lembrar este Natal de 2010. É uma pintura que se encontra na Catedral de Chieri. Como diz São Francisco de Sales, "que a grande criancinha de Belém seja sempre o encanto e o amor do nosso coração. Peço-te que descanses, da maneira mais cordial possível, junto ao Filhinho celestial. Ele não deixará de amar o nosso coração querido, assim como é." (DASal 5,259)
Feliz Natal a todos!

Esta noite celebramos a véspera do Natal, uma data em que refletimos sobre o mistério do nascimento de Jesus, nosso Senhor e Salvador. São Francisco de Sales oferece-nos os seus pensamentos sobre o Natal:

Quando alguém quer construir uma casa ou um palácio deve primeiro considerar quem é a pessoa que vai morar ali. Obviamente, fará diferentes planos, dependendo do status social da pessoa. Isso também ocorreu com o Arquiteto Divino. Deus criou o mundo preparando-o para o momento da Encarnação do Filho. A sabedoria divina previu desde a eternidade que o Verbo tomaria a nossa natureza em sua chegada à terra. Para realizar essa tarefa, Deus escolheu uma mulher, a Santa Virgem Maria, que deu à luz o nosso Salvador.

Através da encarnação Deus fez-nos ver algo que a mente humana não teria sido capaz de conceber nem compreender. O amor de Deus para a humanidade é tão grande que ele decidiu tornar-se humano para nos encher de Sua divindade. Ele quis coroa-nos com a bondade divina e a dignidade. Ele quis que nós fôssemos filhos de Deus, porque somos feitos à Sua imagem e semelhança.

Nosso Salvador veio a este mundo para nos ensinar como devemos agir para preservar em nós a imagem e a semelhança divina de Deus. Precisamos levar muito a sério esta tarefa e enchermo-nos de ânimo para viver de acordo com aquilo que somos. Nosso Salvador veio para que pudéssemos ter vida em plenitude. Ele estava completamente cheio de misericórdia e bondade para com a família humana.

Muitas vezes, quando a maioria das almas endurecidas chegam ao ponto de viver como se Deus não existisse, Nosso Salvador permite que elas encontrem o seu coração cheio de piedade e misericórdia para com elas. Todos os que já passaram por esta experiência, agradeceram muito por tê-la vivido. Tiremos para fora de nossa casa tudo aquilo que não é de Deus. Quando abrimos nossos corações ao amor de Deus, estaremos contribuindo para o nascimento de Cristo em nós, e também para o estabelecimento do Reino de Deus na terra.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

NATAL - 25 dezembro de 2010

Destaque

"Todos os confins da terra puderam ver a salvação do nosso Deus."

Perspectiva Salesiana

"Deus significou-nos de tantas formas e por tantos meios querer que fôssemos todos salvos, que ninguém pode ignorá-lo. Com esta intenção ele nos fez "à Sua imagem e semelhança" pela criação e fez-se à nossa imagem e semelhança pela encarnação; depois da qual sofreu a morte para remir toda a raça dos homes e salvá-la." (Tratado do Amor de Deus, Livro VIII, Capítulo 4)

Desde o começo dos tempos Deus quis que todos nós que conhecemos esta verdade, sejamos salvos. Qual é a verdade? A verdade é que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, compartilhamos a essência da vida divina de Deus, que somos inundados com o amor criador, redentor e inspirador de Deus, que somos feitos para fazer com que o amor e a vida aqui na terra possam crescer, que estamos destinados a experimentar este amor e a vida para sempre no céu.

É claro que a única condição é que escolhamos fazê-lo.

Além das imagens reconfortantes da estrebaria, da "Estrela de Davi," dos Reis Magos, dos pastores e dos coros de anjos, existe uma verdade dura e inevitável: mesmo que Deus deseje que sejamos salvos, a decisão de viver conforme os desejos de Deus é somente nossa. Francisco de Sales salienta: "Nem todos os homens são salvos, mesmo quando a vontade que todos sejam salvos é do único e verdadeiro Deus, porque Deus trabalha em nós de acordo com a condição da natureza humana e divina. A bondade de Deus que nos move para comunicar-nos amplamente a sua graça pode nos ajudar a desfrutar a felicidade da glória de Deus, mas nossa natureza exige que Deus também seja magnânimo no momento de nos dar a liberdade e que a usemos para a nossa salvação ou a ignoraremos, resultando na nossa condenação "(Ibidem)

Com esta reflexão não quero estragar a festa de Natal, ou a promessa de reconciliação, paz e alegria. Tampouco estamos tentando manchar essa época do ano que Francisco de Sales descreveu como "o tempo dedicado a soberana misericórdia que o Filho de Deus teve por nós quando ele veio aqui na terra para salvar a todos nós." (Stopp, Selected Letters , p. 294) Resumindo, o Natal é uma época em que cada um de nós deve perguntar: levo a sério o dom de Jesus Cristo na minha vida tanto quanto Deus o fez? Ou dito de outra forma, eu estou tão interessado na eternidade da minha alma tanto quanto Deus?

Todos os confins da terra puderam ver a salvação do nosso Deus que se manifestou através do nascimento do Messias. Espero que todos os confins da terra - incluindo lugares onde você e eu nos encontramos, aceitem este poder.

Esperemos que possamos viver e sejamos capazes de compartilhá-lo.

O P.Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário