quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

3º Domingo do Advento – 12 de dezembro de 2010



As leituras de hoje nos revelam que a missão de salvação de Deus é realizada através de Jesus Cristo, que estabeleceu o reino de Deus na Terra. São Francisco de Sales faz a seguinte observação:

No Evangelho de hoje São João Batista orienta os seus discípulos, não para si mesmo, mas para Jesus. A missão de Jesus era ser o Salvador. Ele como verdadeira luz da justiça iluminou o caminho da Igreja com o esplendor de sua vida. Ele desceu para a humanidade para nos encher de Sua divindade, saciando-nos com a sua bondade, elevando-nos para que fossemos dignos dele, e dando-nos a existência divina dos "filhos de Deus". Ele constantemente levanta o lento e pesado espírito do pobre e humilde, dando-lhes o Seu próprio Espírito para que eles possam realizar grandes coisas.

Nosso Salvador nos ensina que não é suficiente chamar-nos cristãos. Devemos viver de tal modo que os outros possam reconhecer em nós mesmos, sem dúvida, as pessoas que amam a Deus com todo seu coração. Como João Batista, os verdadeiros servos de Deus, fazem uso de suas palavras e ações para guiar os outros ao longo do caminho que conduz a Ele. Preste atenção no exemplo dado por João Batista. Ele nos ensinou que para alcançar o verdadeiro sucesso na vida não devemos atrair os outros na nossa direção, mas em direção a Cristo. Uma vez em Sua companhia, os outros, como nós, devemos aprender a fazer o que for necessário para Seu amor e serviço, a fim de alcançar a estabilidade.

São João Batista era uma rocha inabalável no meio das ondas e das tempestades que geravam aflições. Ele demonstrava alegria tanto no inverno das amarguras como na primavera de paz. Nós, por outro lado somos como juncos que se deixam revolver por qualquer emoção ou mudança em nosso estado de espírito. Deixamos-nos agitar pelos ventos da riqueza, das honras e comodidades. Naquilo que diz respeito às coisas terrenas podemos dizer, "eu tenho uma quantidade moderada, eu tenho o suficiente." Mas, quanto a bênçãos espirituais, nunca teremos o suficiente. Como João Batista, inclinemos nossos corações para receber o amor divino que nosso Salvador deseja dar-nos. É o amor de Deus que permite que levemos o reino de Deus aos outros, para que ali reine a misericórdia, a justiça e a paz.

(Adaptado do livro de Sermões São Francisco de Sales de L. Fiorelli edições)

Perspectiva Salesiana

Destaque: "Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo.” Alegra-te! Jesus é o verdadeiro Messias, que traz a cura e força para o povo de Deus.

No dia de hoje, tanto o Evangelho de Mateus como o livro do Profeta Isaias falam da promessa da salvação de Deus.

O povo de Deus estava esperando por muito tempo a chegada “daquele" que iria salvá-los do pecado. O povo de Deus esperou por muito tempo a chegada daquele que estabeleceria a aliança de Deus com eles para sempre. Mesmo assim, aqueles que esperavam por tanto tempo a intervenção divina tinham na mente algumas perguntas fundamentais: quando é que virá o Messias? Como saberemos que é ele quando aparecer? Qual será o sentido e o tom de sua mensagem? Quais são os sinais que devemos ter presentes?

A resposta de Jesus é clara e inequívoca: ele lista os sinais que anunciam a chegada do Salvador esperado.

O Messias, que é Jesus, passou a vida resgatando - não condenando - o povo de Deus. Os sinais do ministério de Jesus foram a esperança e a cura. A fonte da mensagem libertadora de Cristo foi o poder e a promessa do amor redentor de Deus.

O Advento recorda-nos que Deus mantém as promessas que faz. O tempo do Advento recorda-nos os sinais do amor libertador, redentor e transformador de Deus, que continuam a se manifestar hoje. O tempo do Advento recorda-nos da nossa própria necessidade de uma conversão – fazer que nossos corações mudem - para que possamos conhecer o poder da esperança para a qual todos somos chamados.

São Francisco de Sales escreveu: "Quem se atreve agora a duvidar da quantidade de meios que temos à nossa disposição para obter a salvação através do nosso grande Salvador, a imagem de quem fomos criados e por cujos méritos fomos resgatados?” (Tratado do Amor de Deus, Livro II, Capítulo 5) Ainda assim, este grande dom vem acompanhado de uma grande responsabilidade. Francisco de Sales é enfático em dizer que Deus trabalha em cada coração humano. É por isso que, como cristãos que somos, nós vivemos no mundo, devemos reconhecer que as nossas relações com os outros são parte integrante do plano contínuo da salvação De Deus. Do ponto de vista do "Santo Cavaleiro", o tempo do Advento nos desafia a fazermos certo aquilo que é fundamental para nós: somos sinais convincentes da presença do Messias? Somos sinais do amor redentor e transformador de Deus? Somos fontes de esperança e cura na vida dos outros?

Muitos de nós iremos investir muito tempo e energia para decorar as nossas casas e os nossos bairros para celebrar o milagre do nascimento de Cristo, a manifestação do poder e da promessa da encarnação do amor de Deus. Um amor personificado na vida, o ministério e a mensagem de Jesus Cristo. Que iremos fazer deliberadamente e conscientemente para decorar a nossa vida com as virtudes que falam da presença do Messias em nossos relacionamentos com os outros? Quando nos encontrarmos com outras pessoas, elas poderão "ver e ouvir" os sinais do Messias?

 P. Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário