sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Reflexão Salesiana para o dia de Todos os Santos - 1 de novembro de 2014






















Destaque "Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus!" 

Perspectiva Salesiana

No primeiro domingo de abril de 1855 Dom Bosco fez a seus jovens uma pregação sobre a santidade. Como sempre, alguns torceram o nariz. Mas um deles escutava atentamente. Chamava-se Domingos Sávio. D. Bosco desenvolveu três pontos: é vontade de Deus que todos nos santifiquemos; é muito fácil conseguir isso; terá um grande prêmio no céu quem conseguir tornar-se santo. Nos dias seguintes, Domingos estava menos alegre do que de costume, não brincava mais. D. Bosco perguntou o que tinha acontecido, se ele estava doente. Domingos responde que tem necessidade de ser santo e por isso não pode mais ser alegre. O santo mestre da juventude louvou esta decisão, mas corrigiu, de uma maneira bem salesiana, o modo de chegar a ser santo: deveria viver sem inquietação interior, ter uma constante e moderada alegria, ser perseverante no cumprimento dos seus deveres de piedade e de estudo e que participasse sempre no recreio com seus companheiros. (João Bosco, Vidas de Jovens, 64) Um dia, a um colega recém-chegado ao Oratório de São Francisco de Sales, Domingos disse: "Saibas que nós aqui fazemos consistir a santidade em estar sempre alegres... procuraremos cumprir exatamente os nossos deveres e frequentar as práticas de piedade." (Idem, 90). Este menino, que morreu com 15 anos, hoje é São Domingos Sávio.
Interessante que Dom Bosco falou sobre o que significa ser santo do mesmo modo como São Francisco de Sales falava no seu tempo: "Devemos amar o que Deus ama, e Deus ama a nossa vocação; por isso devemos amar a nossa vocação, e não desperdiçar energia ansiando por uma vida diferente; sim, temos que continuar o nosso trabalho. Sejamos como Marta ou como Maria, estejamos sempre satisfeitos e cumpramos fielmente as coisas que fomos chamados a realizar... "(Stopp, Selected Letters , página 61) 
Lembremos também, neste dia dedicado a todos os santos, que São Francisco de Sales teve um grande mérito na história da espiritualidade: a promoção da santidade! Na Introdução à Vida devota, ele diz que todos são chamados à santidade. Naqueles tempos, as pessoas acreditavam que a santidade estava reservada para monges ou monjas, frades e demais religiosos. Francisco se coloca contra esta opinião e diz que "é possível ser santo em qualquer condição social em que se viva", porque a vida espiritual não é contrária a uma vida profissional, familiar e laical. Ele diz que a santidade é patrimônio de qualquer batizado que se esforce por ajustar a sua vida com o evangelho e pede que o cristão não se retire do mundo, mas que viva coerentemente a fé, os compromissos batismais e o dom da graça. "Em qualquer lugar que nos encontremos, podemos e devemos aspirar a vida perfeita." (IVD)
"Unamos nossos corações a estes espíritos celestiais e a estas almas benditas. Como os jovens rouxinóis aprendem a cantar na companhia dos velhos, nós também, através de nossas uniões santas com os santos, devemos aprender a melhor maneira de orar e cantar louvores a Deus." (Introdução à Vida Devota , Parte II, Capítulo 16) 
 Nestes santos, nestas pessoas reais nós buscamos exemplo. Foram pessoas reais e nós os buscamos para que nos inspirem, nos animem e nos ajudem no caminho da vida cristã. Eles abriram o caminho para nós para que possamos aprender a viver e anunciar o Evangelho. O nosso desafio é seguirmos os seus exemplos de modo que combinem com a nossa atual situação de vida.
Não sei se vocês se deram conta que também nós, cada um de nós, somos chamados a viver a santidade, uma vida centrada em Deus, uma vida de entrega nos mesmos lugares onde vivemos, onde amamos, onde trabalhamos e onde nos divertimos todos os dias. A santidade é determinada pela nossa vontade de aceitar a vontade de Deus da maneira como se manifesta nos altos e baixos da vida diária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário