terça-feira, 12 de agosto de 2014

Reflexão Salesiana para o 19º Domingo do Tempo Comum - 10 de agosto de 2014

Destaque: "Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar." 1Rs 19, 11

Perspectiva Salesiana


Todos nós temos expectativas, estando conscientes ou não. Esperamos coisas de nossas famílias, de nossos cônjuges, de nossos filhos, de nossos pais, de nossos amigos, de nossos sacerdotes, dos nossos médicos, dos nossos dentistas e dos nossos chefes.

Inclusive, esperamos certas coisas de Deus, especialmente quando perguntamos onde podemos encontrá-lo.

Certas expectativas são razoáveis. Esperamos encontrar Deus numa igreja, num amanhecer ou num entardecer; esperamos encontrar Deus no milagre do nascimento, nos sorrisos das crianças, no dom da amizade.

Deus, porém, está em muito mais lugares do que podemos imaginar.
Elias esperava encontrar Deus nos lugares que são mais evidentes, como por exemplo: num grande e forte vento, ou num terremoto. Mas o que aconteceu foi que Deus decidiu comunicar-se através do murmúrio de uma leve brisa. O último lugar onde os discípulos não esperavam encontrar a Deus nas primeiras horas da manhã era andando num lago no meio de uma tempestade: Mas, ai Ele estava.
Nós esperamos encontrar Deus nos lugares óbvios, mas também temos que aprender a procurar e encontrar Deus em lugares onde menos pensaríamos vê-lo. De fato, as Escrituras estão repletas de história após história sobre como Deus decidiu entrar na vida dos homens, mulheres e crianças de maneira que nenhum deles esperava.

Nosso Deus também é um Deus que é cheio de surpresas. Nosso Deus muitas vezes age de forma que ultrapassa e às vezes rompe com todas as nossas expectativas. Lembrem-se das perguntas e das críticas feitas por certas pessoas contra Jesus, coisas como: "Será que algo de bom pode vir de Nazaré?"

Onde devemos esperar encontrar Deus? "Deus está em todas as coisas e em todos os lugares", escreveu São Francisco de Sales. "Não há coisa nem lugar neste mundo em que Deus não se encontre verdadeiramente presente. Da mesma forma que os pássaros sempre encontram ar quando voam, assim, também nós, em toda a parte a que nos dirigimos ou em que estamos, sempre encontramos a Deus presente em nós mesmos e em todas as coisas. Todo mundo sabe esta verdade, mas nem todo mundo está ciente dela."(Introdução à Vida Devota , Parte II, Capítulo 2)
Assim como Deus, as oportunidades para fazer o que é certo, para fazer a paz, para ser honesto, para compartilhar o amor, para trazer a cura e para servir e cuidar dos outros está presente em todos os lugares. Será que às vezes não estamos tão absortos com aquilo que esperamos de Deus, que não podemos reconhecer o que ele espera de nós?

P. Michael S. Murray, OSFS - diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Dos escritos de São Francisco de Sales

No Evangelho de hoje Jesus nos desafia a assumir o risco de segui-lo, e de nos aprofundarmos cada vez mais em nossa fé, enquanto a tempestade da vida nos sacode de um lado para outro. São Francisco de Sales nos diz algo assim:

Quando, cheios de medo, enfrentamos tempestades e terremotos, realizamos atos de fé e de esperança. Ainda assim, há outro tipo de medo que nos faz ver tudo difícil e complica-do. Nós gastamos mais tempo pensando sobre os desafios do futuro do que nas coisas que fazemos no presente. Levantemo-nos e não nos assustemos com o trabalho do dia. A noite é para descansar e o dia para trabalhar, o que é natural.

Há três coisas muito simples que podemos fazer para ter paz. Temos de ter uma intenção muito pura de procurar em todas as coisas a honra e a glória de Deus. Seguidamente, devemos fazer tudo que esteja ao nosso alcance, por menor que seja para alcançar este fim. Por fim, devemos deixar tudo nas mãos de Deus. Na minha vida eu tenho visto muito poucas pessoas que conseguem progredir sem serem postos à prova. Portanto, devemos ser pacientes. Depois da tempestade, Deus enviará a calma. As crianças sentem medo quando estão longe dos braços de sua mãe. Mas sentem que nada poderá prejudicá-las se estão segurando na sua mão. Peguem na mão de Deus e Ele os protegerá de tudo, já que estarão protegidos com a verdade e a fé.

Se vocês não tem coragem, façam como Pedro e gritem: "Senhor, salvai-me!" Depois continuem tranquilamente sua viagem. Muitas vezes pensamos que perdemos a paz porque nos sentimos angustiados. Mas devemos lembrar que não perderemos a paz sempre e quando continuarmos dependendo totalmente da vontade de Deus, e desde que não abandonemos nossas responsabilidades. Temos que ter coragem para cumprir nossas tarefas; se o fizermos, perceberemos que com a ajuda de Deus iremos além dos limites do mundo, muito além de seus limites. Confiem em Deus e todas as coisas se tornarão mais fáceis; embora isso possa inicialmente assustá-los um pouco.

As Escrituras referem-se a Nosso Senhor como o Príncipe da paz. Quando ele é o mestre absoluto, Ele se encarrega de manter tudo em paz. Mantendo-nos calmos no meio dos conflitos, assumindo com serenidade as provas que aparecem: tudo isso é sinal de que verdadeiramente estamos imitando o "Príncipe da Paz".

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales, particularmente Sermões, edições L.Fiorelli).

Nenhum comentário:

Postar um comentário