sábado, 16 de fevereiro de 2013

Reflexão Salesiana para o Primeiro Domingo da Quaresma - 17 de fevereiro de 2013


Destaque: "Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo diabo."

Perspectiva Salesiana

Enquanto Jesus estava se preparando para começar o seu ministério público, para anunciar a Boa Nova de Reino de Deus, para ser o tipo de Messias que Seu Pai desejava, para abrir sua mente e seu coração ao poder e a promessa do Espírito Santo, ele foi tentado.
Foi tentado a transformar pedra em pão. Tentado para com todo o poder e glória dos reinos terrenos. Ele foi tentado a saltar do templo. Presumivelmente, para convencer as pessoas de sua identidade e de sua autoridade de uma só vez.
Qual a tentação crucial? Jesus foi tentado a se tornar outra pessoa, diferente daquela que Deus queria que ele fosse. Jesus foi tentado a ser um tipo diferente de salvador. Jesus foi tentado a acreditar que havia uma maneira mais fácil de resgatar, salvar, santificar. Jesus foi tentado a acreditar que havia um atalho que poderia fazer no caminho da salvação.
Podemos nos identificar com esse tipo de tentação. Quantas vezes dizemos a nós mesmos que seríamos mais felizes, mais saudáveis e mais santos se fôssemos outra pessoa? Quantas vezes dizemos que deveria haver outra maneira (uma maneira mais fácil, um atalho) para ser uma boa esposa, um bom marido, um bom filho ou uma boa filha, um bom irmão e uma irmã boa, um bom amigo ou um bom vizinho? Será uma tragédia se pensarmos que poderemos seu uma pessoa diferente de quem somos. Que viveremos melhor se morarmos em outro lugar. Desta forma nunca viveremos a única vida que Deus nos deu se ficarmos buscando atalhos para seguir o caminho que Deus quer que caminhemos.
Francisco de Sales escreveu: "Não semeies teus desejos no jardim da outra pessoa. Simplesmente cultiva teu jardim da melhor forma possível. Não desejes ser outra pessoa que não és. Em vez disso, deves desejar ser quem tu és, com perfeição. Concentra teus pensamentos sobre esta realidade e melhora quem você é, e carregue a cruz, seja grande ou pequena, que surgirá ao longo do caminho. Acredite, isso é o ponto mais importante, e o menos compreendido na vida espiritual "( Cartas de Direção Espiritual , p 112.)
Jesus foi tentado para ser alguém e algo diferente do que ele era. Jesus foi tentado a deixar o caminho autêntico do amor e trocá-lo pela promessa vazia e diabólica de um atalho. Jesus foi tentado a tomar o caminho (aparentemente) mais fácil. Mas a sua crença no plano de Deus o levou a repudiar a promessa vazia de um acordo até a metade do caminho que leva à felicidade, saúde e santidade.
Hoje começamos este tempo da Quaresma. Peçamos a coragem que precisamos para reconhecer a voz do tentador em nós. Peçamos a clareza para poder ver as formas como somos tentados a passar a vida, querendo ser outra pessoa. Peçamos a graça e a força para seguir o exemplo de Jesus.
Seja quem você é e seja da melhor maneira.
P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário