sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Reflexão Salesiana para o 6º domingo do tempo comum – 12 de fevereiro de 2012


Hoje São Paulo nos diz que “tudo o que fazemos deve ser para a glória de Deus”. São Francisco de Sales nos fala mais sobre este assunto:

Como conseguir que “tudo o que fazem seja em nome de Deus” para que possam viver melhor? Primeiro vocês devem purificar suas intenções ao máximo. Devem fazer o firme propósito de aproveitar o dia da melhor maneira e que sua intenção seja dar glória a Deus e não a si mesmos. Devem antecipar as oportunidades, as tarefas e obrigações que tem para fazer hoje e pensar como podem servir a Deus através delas. Quais são as tentações que podem ter? Poderá ser a ira, o egoísmo ou qualquer outro tipo de defeitos. Prepare-se com muito cuidado para evitar, resistir e superar qualquer coisa que possa entorpecer a legitimidade de seus esforços para viver em Jesus.

Para conseguir fazer bem todas as coisas, primeiro você deve demonstrar que tem determinação para crescer e seguir o exemplo de amor que Jesus nos ensinou. Se desejar colocar em prática esta determinação, peça a Nosso Salvador para o ajude a usar todos os meios que tem a sua disposição da melhor maneira possível, para que assim possa crescer no amor sagrado e servi-lo. É preciso admitir que por si mesmo você não possa cumprir estes propósitos de evitar o mal e fazer o bem do modo como Deus deseja que você faça. Coloque seu coração em suas mãos e ofereça a Nosso Salvador todos os desejos que tenha. Peça que Ele proteja seu coração e que os fortaleça, para que possa crescer em Seu autêntico amor.

Acostume-se a rezar e assim conseguirá que tudo o que fizer seja para dar glória a Deus. Receba os sacramentos com frequência. A medida que você cumprir com as obrigações próprias de sua vocação jamais se esqueça de colocar em prática a humildade, a gentileza, a paciência e a simplicidade, todas as virtudes que crescem como flores aos pés da cruz.

Enquanto se dedica ao cuidado da sua família com toda a diligência requerida, ajudem-nos a aproximar suas almas do amor de Deus e inculquem em seus corações as boas inspirações. As oportunidades extraordinárias para servir a Deus aparecem raramente, mas as oportunidades pequenas aparecem com frequência. Quando você aproveita o cumprimento de suas responsabilidades para dar glória a Deus, todas as suas atividades incluindo o comer, beber, dormir ou divertir-se, tudo o que faça será em nome de Deus, que o guiará até a plenitude autêntica através de Jesus Cristo.

(Adaptação dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque: “Se queres tens o poder de curar-me”.

Movido por compaixão, Jesus estendeu sua mão, o tocou e lhe disse: “Eu quero, fica curado!”

São Francisco de Sales escreveu na Introdução à Vida Devota: “Não existe ninguém que não tenha uma ou outra imperfeição”. Normalmente nós conhecemos bem as imperfeições, os vícios, as reações e inclusive os pecados das pessoas com quem trabalhamos, com quem nos divertimos, dos nossos vizinhos com os quais convivemos todos os dias. Na maior parte destes dias deixamos que estas coisas passem por cima. Alguns dias temos que suportá-las. Outros dias, talvez, até cheguemos a desculpar-nos. Ocasionalmente, nos focamos nelas, inclusive as exageramos.

Algumas vezes é necessário dirigir a atenção para as coisas que vemos nas outras pessoas, estas coisas quem ofuscam seu potencial para serem felizes, sua saúde ou santidade. Algumas vezes devemos arriscar-nos a falar de seus pecados, suas faltas e estas feridas que as impedem de serem mais como Deus as chamou a ser. Algumas vezes devemos ajudar os outros para que reflitam sobre estas dores sociais, espirituais, psicológicas ou relacionais que estão roubando sua cidadania como filhos e filhas do Deus vivente, amante e redentor.

As Escrituras apresentam um contraste entre os modos muito diferentes que temos para concluir este trabalho. Um modo é focar a atenção nos pecados dos outros para isolá-los, excluí-los ou distanciá-los da comunidade. O outro modo, o modo de Jesus, é aproximá-los ainda mais da comunidade, criar um espaço em que os “impuros” possam experimentar a cura, a força e assim estabelecer um novo modo de vida.

Quando vocês focam a atenção nas imperfeições, nas manchas ou pintas dos outros, porque o fazem? Para distanciá-los do meio? Para envergonhá-los? Para humilhá-los? Ou, pelo contrário, estão tratando de aproximá-los ou entrar nos coraçções dos outros? Acaso seu objetivo é gerar um espaço de verdade naqueles que possam experimentar a cura, o perdão, a reconciliação e a força? Ou sua intenção é ajudá-los para que tenham a oportunidade de um novo começo?

Concluindo, existe uma coisa a mais a considerar: antes de dirigir a atenção para as imperfeições, os pecados ou as manhas nos outros, sigam as seguintes regras:

Sejam claros e explícitos naquilo que respeita aos próprios pecados e fraquezas.
Sejam claros e explícitos sobre a necessidade de serem curados e perdoados.
Sejam claros sobre a necessidade de ter amigos que não somente irão dizer o que vocês querem escutar, mas que algumas vezes também terão a coragem de dizer-lhes aquilo que vocês precisam escutar.

Padre Michael S. Murray, OSFS – Diretor do Centro Espiritual de Sales.
Tradução do espanhol: P. Tarcizio Paulo Odelli - sdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário