quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Reflexão salesiana para o 5º domingo do tempo comum – 05 de fevereiro de 2012


Destaque: “O nosso tempo na terra é algo monótono?”

Perspectiva Salesiana

Sejamos sinceros. Apesar de querermos ver apenas o lado positivo da vida, cada um de nós passa por momentos em que responderíamos a pergunta que Jó faz com um enfático “sim”.
Os problemas da vida são reais. Os impedimentos na vida são dolorosos. As dores de cabeça, e as do coração, fazem parte do ser humano. Temos que ser honestos. Temos que identificar e enfrentar aquelas coisas em nossas vidas que nos fazem sentir oprimidos e estressados pelo peso de nossas cargas. Mesmo assim, ficarmos perdidos ou enrolados na negatividade pode ser muito mais perigoso e debilitante para nossa saúde espiritual, emocional, psicológica, social e mental, dos que os problemas em si.
Francisco de Sales nos diz que ficar focados nos problemas da vida “transtorna a alma, desperta medos excessivos, gera repúdio à oração, oprime e idiotiza o cérebro, priva a mente de sua prudência, sua determinação, seu juízo e sua coragem e destrói sua força. Numa palavra, essa dor é como um inverno severo que estropia toda a beleza do campo e enfraquece os animais. Despoja a alma de toda sua doçura e a deixa paralisada”.
Qual é o melhor remédio para a melancolia, para a tentação de ficarmos focados somente em coisas ruins, nas coisas que estão estragadas, nas coisas dolorosas? A oração, as boas obras e os bons amigos:
A oração – “A oração é um remédio soberano, já que eleva a alma a Deus que é nossa alegria e nosso consolo”.
As boas obras – “O maligno trata de enfraquecer-nos para que não façamos o bem se valendo da nossa dor, mas se ele vê que não nos dermos por vencidos, então deixará de molestar-nos”.
Os bons amigos – “Revelem a outros, humilde e sinceramente todos os sentimentos, as afeições e as sugestões que lhes ocasionam suas tristezas. Tratem de conversar com seus amigos espirituais e de passar com eles tanto tempo como lhes seja possível durante este período”.
São Francisco de Sales afirma que “o maligno se compraz com nossa tristeza e melancolia, porque ele mesmo é um ser triste e melancólico e o será por toda a eternidade. É por isso que Satã deseja que todos sejam como ele”. Quando precisarmos enfrentar os problemas e as dificuldades da vida, façamos da melhor maneira para privar Satanás de nossa companhia.

O P. Michael S. Murray, OSFS – Diretor do Centro Espiritual de Sales
Tradução do espanhol: P. Tarcizio Paulo Odelli - sdb 

Nenhum comentário:

Postar um comentário